Você sabia que o Brasil é o quinto país do mundo em números absolutos de casamentos de menores de idade? Essa é uma realidade alarmante que afeta a vida de muitas meninas e tem sérias implicações para o futuro.
De acordo com a organização Girls Not Brides, mais de 2,2 milhões de menores de idade vivem em casamento ou uniões estáveis no Brasil, representando cerca de 36% da população feminina com menos de 18 anos.
No Brasil o casamento somente é permitido a partir dos 16 anos e desde que tenha autorização do pai e da mãe ou judicial.
No entanto, essa proibição e limitação não tem sido impeditivo para as uniões estáveis de menores de idade.
Pesquisas do Unicef indicam que o abandono escolar é uma das facetas do problema, mas as jovens nessa situação também enfrentam maiores índices de violência doméstica, maior vulnerabilidade à gravidez precoce e não planejada que, por sua vez, aumentam os riscos de mortalidade materna e complicações.
Essa situação é profundamente preocupante, e é essencial a aplicação de políticas públicas direcionadas a combater o casamento infantil e proteger o futuro dessas jovens.
A mudança começa com a conscientização, a educação e o apoio às organizações que trabalham para erradicar essa prática. Eles são instrumentos poderosos para combater essa realidade e construir um futuro melhor para todas essas crianças. 💪🌍❤️