Herança de bens digitais é todo o conjunto de bens do mundo digital, deixado pela pessoa falecida (contas online, dados pessoais e demais informações compartilhadas durante a vida) para seus respectivos herdeiros.
Os bens digitais podem ser divididos em três categorias: os bens patrimoniais, existenciais e patrimoniais-existenciais.
Os bens digitais patrimoniais são aqueles que possuem natureza econômica como por exemplo: moedas virtuais (bitcoins), milhas, aplicativos, sites, cupons.
Já os bens existenciais, são os que possuem algum valor sentimental, podendo ser algum arquivo armazenados em nuvens ou redes sociais, como fotografias pessoais, áudios, vídeos, correspondências e etc.
E por fim, os bens digitais patrimoniais-existenciais são aqueles que possuem características dos dois tipos, possuindo natureza tanto personalíssima como econômica. Podemos citar como exemplo, os perfis em redes sociais e canais no youtube, que são utilizados tanto para realização pessoal, como também possuem objetivos financeiros.